sábado, 4 de junho de 2011

LINGUAGEM DIGITAÇÃO E EDUCAÇÃO

Era da Revolução Digital.


Há poucas décadas, a mudança de base científico tecnológica a eletromecânica
cedendo lugar à eletrônica anunciou o fim de uma concepção mecânica de mundo.
A era digital faz impoldir fronteiras, reduzindo ou, quando não, eliminando distância espaço- temporais, dissolvendo os mapas da geopolítica, forçando um reoensar da econômia, da cultura, das etnias e da educação. A partir da introdução da informática, o homem, diante das novas qualidades das  O  conhecimento não se reduz a uma simples soma de partes,
Homem, agora,
imerso na dinâmica da virtualidade, da digitalização dos saberes e das destrezas.
telecomunicações, ganha a possibilidade de acesso aos mais variados tipos de informação
que, em velocidade jamais vista, move-se e desloca-se, transitando num mundo sem
fronteiras, alheia às distâncias, e introduz novas formas de produção de conhecimento.
pois sua produção, partindo dos indivíduos, necessita ser legitimada por grupos, o que o
torna também um fenômeno sociocultural. Nesse entrecruzar da informação e do
conhecimento, emergem sensíveis e sutis diferenças entre produzir e adquirir informação e
entre produzir e criar conhecimento. Submetido à linguagem digital, o acesso tanto à
informação quanto ao conhecimento, assim como a discriminação entre eles, vem impondo
novos desafios ao homem e, em particular para o educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário